Fandom

Teonis Wiki

Argumento das religiões conflitantes

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

O argumento das religiões conflitantes é um argumento contra a existência de Deus que nota que muitas religiões dão relatos diferentes sobre o que Deus é ou o que Ele deseja; uma vez que todos os relatos contraditórios não podem ser corretos, muitas dessas religiões senão todas precisam estar incorretas.[1]

O argumento não oferece problemas ao Cristianismo porque este geralmente defende o chamado exclusivismo cristão, posição segundo a qual o verdadeiro conhecimento de Deus encontram-se no Cristianismo (i.e. em Jesus), e um dos argumentos levantados em defesa desta posição é justamente a alegação de que as muitas religiões fazem alegações contraditórias que não podem ser todas verdadeiras. Por outro lado, a conclusão mais radical de que "nenhuma religião é verdadeira" também não oferece problemas uma vez que não passa de extrapolação dos dados: o fato de que todas as religiões se contradizem num ponto só é premissa para a conclusão de que nem todas podem estar corretas, mas não de que todas estão erradas.

Referências

  1. Retirado de Subjective Arguments na Wikipédia anglófona (em inglês). Página acessada em 7 de janeiro de 2011. "The conflicted religions argument notes that many religions give differing accounts as to what God is and what God wants; since all the contradictory accounts cannot be correct, many if not all religions must be incorrect."


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.