Fandom

Teonis Wiki

Argumento das orações contra Deus

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

       O argumento das orações não respondidas (ou argumento das poucas orações respondidas) é um argumento contra a existência de Deus que defende que as orações feitas a Deus que não são/foram respondidas são evidência de que Ele não existe, ou de que, no máximo, um Deus deísta existe. As versões do argumento vão desde àquelas que atestam simplesmente que orações não são respondidas ou que a ciência não confirma a eficiência das orações Uma das mais populares versões deste argumento é o argumento dos amputados.

Versões Edit

Há várias versões de argumentos das orações contra a existência de Deus. Segue algumas delas.

Edit

Análise estatística Edit

Ver artigo principal: Argumento da análise estatística da oração

Amputados Edit

Ver artigo principal: Argumento dos amputados

A versão dos amputados é mais direcionada às orações feitas com intuito de obter-se uma cura divina.

Esta versão alega que Deus nunca responde às orações dos amputados para serem curados, regenerando seus membros perdidos, de modo que Deus nunca curou um amputado. Uma vez pressupondo isso, o argumento alega que somente uma cura impossível de ser feita pela natureza poderia ser facilmente aceita como uma resposta à oração da parte de Deus. Uma vez que tal evento não ocorre, apenas sobram as curas que podem ser explicadas naturalmente, mesmo que dificilmente ocorram por métodos naturais (e.g. o câncer pode ser curado pela ação do próprio corpo, mesmo que isso dificilmente ocorra). Ele vai adiante alegando que, muito embora não saibamos porque nunca sai no jornal, várias pessoas doentes oram a Deus por cura, e apenas uma pequena parcela sai curada. Esse evento, todavia, seria muito mais bem explicado pela hipótese de que Deus não existe e que as poucas curas ocorridas fazem parte da chance, ainda que pequena, de tais curas realmente ocorrerem, mas por métodos naturais. Conclui-se que a ocorrência das poucas curas junto de oração não passa de coincidência.

Críticas aos milagres Edit

ReferênciasEdit

Argumentos para o Teísmo