Fandom

Teonis Wiki

Argumento das ideias de Berkeley

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

O argumento das ideias de Berkeley é um argumento para a existência de Deus criado pelo bispo anglicano George Berkeley que fundamenta-se no idealismo metafísico que defendia. O seu argumento pode ser esquematizado da seguinte maneira:[1]

  1. Todas as ideias são objetos passivos ou percepção.
    1. Mentes percebem, mas
    2. ideias são apenas percebidas.
  2. Estou recebendo uma sucessão forte e contínua de ideias vindas de fora de mim, forçadas sobre mim, das quais não tenho controle. O que denomino "mundo" todos os outros também chamam.
  3. Portanto, deve haver uma Mente (Deus), um Espírito ativo que causa o "mundo" de ideias que eu e os outros recebemos de fora de nossas mentes.
  4. Não percebemos essa Mente de maneira direta, mas apenas os seus efeitos, as ideias que ela causa.

Avaliação Edit

O argumento de Berkeley, como visível no esquema anteriormente apresentado, só é plausível se pressupormos o idealismo metafísico em que Berkeley acreditava. Todavia, essa posição é cheia de problemas e é extensivamente rejeitada por epistemólogos contemporâneos. Já que tal pressuposição é, portanto, descartada, torna-se evidente que o argumento consiste numa falácia non-sequitur, já que a conclusão da existência de Deus não segue logicamente da mera existência de ideias vindas de fora da mente de alguém.

Veja tambémEdit

Referências

  1. Geisler, Norman. Enciclopédia de Apologética: Repostas aos críticos da fé cristã (em <Língua não reconhecida>). [S.l.]: Vida Acadêmica. 106 pp. ISBN 0801021510.


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.