Fandom

Teonis Wiki

Argumento da transcendência versus onipresença

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

O argumento da transcendência versus onipresença é um argumento contra a existência de Deus que afirma que um ser onipresente e transcendente não pode existir.[1] O argumento pode ser resumido da seguinte maneira:[1][2]

  1. Se Deus existe, então Ele é transcendente.
  2. Se Deus existe, então Ele é onipresente.
  3. Para ser transcendente, um ser não pode estar em todos os lugares no espaço.
  4. Para ser onipresente, um ser precisa estar em todo lugar no espaço.
  5. Portanto é impossível ser transcendente e onipresente ao mesmo tempo.
  6. Logo é impossível que Deus exista.
  7. Logo, Deus não existe.

Avaliação Edit

Assim como todos os demais argumentos internos contra a existência de Deus, este só é válido dado um significado específico dos atributos divinos - transcendência e onipresença - que não necessariamente é o que se pretende dizer quando tais atributos são afirmados na teologia cristã. Tendo isso em vista, a terceira premissa falha ao entender "onipresença" com o significado errôneo de "ocupação espacial plena", quando o termo é mais apropriadamente definido como "a propriedade de (...) estar ciente de e causalmente ativo em cada ponto do espaço".[3]

Outras alternativas incluem, por exemplo, entender que a doutrina da onipresença prescreve que a presença de Deus, não Ele próprio, é que é plenamente presente enquanto que o próprio Deus não é. Como analogia tem-se o caso de uma lâmpada, onde esta propriamente dita ocupa um espaço definido embora a luz por ela radiada - a "presença que a lâmpada faz" - faça-se presente em toda uma sala. A diferença é que, contrário à lâmpada, Deus não ocuparia sequer um único espaço definido por ser transcendente. Por fim, uma outra alternativa exploraria a noção de "transcendência" como sendo um "modo de presença" fazendo com que a presença plena de Deus fosse espacial, mas de alguma forma que compatível com a presença de outros seres nos mesmos pontos espaciais. Nesse sentido, teria-se uma "violação" da lei segundo a qual duas coisas não podem ocupar o mesmo ponto no espaço; Deus estaria a fazer isso constantemente por ser ter "presença espacial transcendente".

Referências

  1. 1.0 1.1 Drange "Incompatible-Properties" 1998, reprinted in Martin and Monnier 2003, pp. 185-97. (Veja fonte clicando aqui)
  2. Dhorpatan[1]. (07/05/2010). I challenge Veritas48 to refute these two arguments for Strong Atheism~! (em inglês). Visualizado em 23 de maio de 2011.
  3. Craig, W. L. (7 de junho de 2010). The Trinity and God’s Omni-Attributes (em inglês). ReasonableFaith.org. Página visitada em 24 de abril de 2015.


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.