Fandom

Teonis Wiki

Argumento da prova científica

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

Um "argumento" contra a existência de Deus é fundamentado na idéia do cientificismo de que apenas as coisas que podem ser demonstradas cientificamente podem existir, alegando-se daí que Deus não existe ou porque Ele não pode ser demonstrável cientificamente, ou porque não há evidências de que Ele existe.[1]

O argumento pode ser esquematizado da seguinte maneira:

  1. Apenas coisas que são cientificamente demonstráveis podem existir.
  2. Deus não é cientificamente demonstrável. (ou: Não há evidência científica/argumento científico que demonstre que Deus existe.
  3. Logo, Deus não existe.

Avaliação Edit

Este argumento possui uma série de problemas.

  • Não está claro se Deus é um ser que não pode ser testado cientificamente. Mesmo pessoas como Richard Dawkins alegam que a existência de Deus é uma questão científica.
  • Há bons motivos para não se aceitar o cientificismo, havendo argumentos filosóficos para a existência de Deus.
  • De acordo com a metodologia de objeção de muitos ateus, a presente inexistência de evidências científicas da existência de Deus não significa que no futuro, com o progresso da ciência, uma evidência venha a ser descoberta.

Referências

  1. Should We Believe Only What Can Be Scientifically Proven? (em inglês). Estrelando William Lane Craig. Publicado no YouTube por drcraigvideos em 2 de março de 2009. Visualizado em 1 de outubro de 2010.

Argumentos contra o Teísmo