Fandom

Teonis Wiki

Argumento da perfeição versus necessidade de adoração

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O argumento da perfeição versus necessidade de adoração afirma que há uma incompatibilidade entre a perfeição de Deus e a sua necessidade de receber adoração.[1] Um argumento lógico ou a priori, ele ataca especificamente contra conceitos de Deus como o abraâmico, ao qual diz-se que demanda adoração dos seres humanos. Quanto ao mesmo, o canal do YouTube QualiaSoup mencionou-ou da seguinte maneira:[1]

Nenhum ser pode ser tido como perfeito se ele precisa ser adorado. Um ser perfeito, por definição, não teria nenhuma deficiência, não precisaria de nada e certamente não teria uso para adoração, e assim essas qualidades são incompatíveis.

Esse argumento pode ser resumido da seguinte maneira:

  1. Se Deus existe, então ele é um ser perfeito.
  2. Se Deus existe, então ele precisa de adoração.
  3. Um ser perfeito (por definição) não possui nenhuma deficiência, carência (i.e. não precisa de nada) e não tem uso para adoração.
  4. Logo, um ser perfeito não precisa de adoração.
  5. Assim, um ser perfeito que precisa de adoração não existe.
  6. Logo, Deus não existe.

Avaliação Edit

Embora seja direcionado contra a existência de Deus, o argumento pode ser entendido como contrário à inerrância da Bíblia, i.e. seria uma razão para afirmar que a mesma não "descreveu" Deus apropriadamente possuindo erros nas suas informações.

Referências

  1. 1.0 1.1 (17 de outubro de 2010). Lack of belief in gods (em inglês). Visualizado em 4 de março de 2015. Duração: 10:00. Momento específico: 3:15.