Fandom

Teonis Wiki

Argumento da onisciência versus aprendizado

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

       O argumento da onisciência versus aprendizado é um argumento contra a existência de Deus que afirma que a doutrina da onisciência é incoerente porque ela teria um invalidador auto-referenciado, dizendo que seria requerido que Deus sobesse todas as coisas mas que Ele não pode saber todas as coisas.[1] O argumento pode ser esquematizado da seguinte maneira:

  1. Se Deus existe, então Ele é onisciente.
  2. Um ser onisciente não pode aprender nada (ele já sabe todas as coisas).
  3. Mas se um ser não pode aprender nada, então ele não sabe aprender.
  4. Um ser que não sabe aprender não é e não pode ser onisciente.
  5. Logo, um ser não pode ser onisciente; onisciência é um atributo incoerente.
  6. Logo, de (1) segue que Deus não existe.[1]

Avaliação Edit

Esse argumento pode ter algumas respostas diferentes dependendo da compreensão de proposições temporais adotada por uma pessoa.

Se uma pessoa acredita que proposições temporais não tem o seu valor verdade presente no presente e, portanto, só podem ser aprendidas no momento em que a proposição "adquire" o seu valor verdade quando o evento mencionado acontece. Essa visão, dependente de uma defesa da teoria A do tempo, implicaria na negação da segunda premissa ao compreender-se que, sendo onisciência a possessão de todo o conhecimento possível de um ser obter em um determinado instante de tempo, Deus estaria constantemente aprendendo o conteúdo das proposições a medida que o tempo passa.

Independente da aceitação da avaliação acima, o argumento também falha nas premissas quatra premissa ao confundir tipos diferentes de conhecimento - proposicional e não proposicional. Entendendo-se que "onisciência" refere-se apenas à conhecimento proposicional e "saber aprender" não faz parte desse grupo, é perfeitamente possível que um ser seja onisciente sem que saiba aprender.

Além disso, a terceira premissa também falha ao equacionar "não poder aprender" com "não saber aprender": ser onisciente não implica necessariamente que não se sabe aprender, mas apenas que não se usa desse conhecimento não proposicional.

Referências

  1. 1.0 1.1 Can God Learn Anything? (em inglês). Estrelando William L. Craig. Produzido e editado por ReasonableFaith.org e publicado no YouTube por drcraigvideos em 15/03/2011. Visualizado em 15 de março de 2011. Duração: 15:21.

Argumentos contra o Teísmo