Fandom

Teonis Wiki

Argumento da natureza da fé

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Deus e ônus da prova
Argumentos não teístas
Argumentos teístas
Argumentos neutros positivos
Argumentos neutros negativos

O argumento da natureza da fé é um argumento que pode ser utilizado por teístas com o fim de demonstrar que o ônus da prova quanto à existência de Deus não reside sobre o lado teísta, mas sobre o não-teísta (especialmente o ateu). Ele se baseia na noção comum entre ateus de que " é crença na ausência de evidências" bem como na crença generalizada entre os mesmos de terem sua visão metafísica suportada pela ciência para concluir, a partir daí, que o ônus da prova para demonstrar a inexistência de Deus reside com o crítico, não com o fiel.

Uma das maneiras de se expôr esse argumento seria:

  1. A fé é pura crença.
  2. Se a fé é pura crença, logo não precisa de provas e/ou evidências para embasá-la.
  3. Logo, alguém que caminha por fé não precisa mostrar provas e/ou evidências para explicar o seu comportamento.
  4. A ciência é embasada no conhecimento.
  5. Se a ciência é voltada ao conhecimento, então precisa de provas e/ou evidências para que possa ser considerado.
  6. Logo, alguém que fala pela ciência precisa sempre mostrar prova e/ou evidências para que seus argumentos tenham valor.
  7. Se Deus é uma mera questão de fé, quem tem sua fé em Deus não precisa mostrar as evidências para a Sua existência.
  8. Ao contrário, aquele que, usando a ciência, nega a Deus deve mostrar as provas e/ou evidências para tornar seus argumentos contra Deus validados.

Em outra versão, as duas primeiras premissas poderiam ser substituídas por "A fé é crença sem justificativa [racional], sem evidências." da seguinte maneira:

  1. A fé é crença sem justificativa [racional], sem evidências.
  2. Se a fé é crença sem justificativa, então não há a necessidade de se prover justificativa para o objeto da fé.
  3. O objeto da fé do teísta é Deus/a existência de Deus.
  4. Logo, o teísta não precisa prover justificativa (evidências) para a existência de Deus.

Avaliação Edit

O problema mais evidente deste argumento é a definição de fé utilizada que não está de acordo com a teologia cristã moderna.[fonte?] Graças a isso o argumento só seria válido como uma estratégia retórica, não como algo válido por si próprio.

Referências