Fandom

Teonis Wiki

Argumento da moralidade por indução

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O argumento da moralidade por indução é um argumento moral para a existência de Deus que essencialmente afirma que a existência de pessoas com senso de moralidade é um fato que "fecha" melhor dada a existência de Deus do que sem Ele, uma vez que com Deus a existência de valores morais intrínsecos no ser humano é certa enquanto que sem Ele ela é meramente provável.

Entre os defensores contemporâneos deste argumento encontram-se o matemático e filósofo da ciência John Lennox, que o anunciou da seguinte forma resumida:[1]

...eu creio que é evidência de que há um Deus, porque de acordo com a Bíblia, nós somos feitos à imagem de Deus como seres morais, portanto eu iria esperar encontrar aquele senso moral intrínsico em todos teríam independente deles crerem em Deus ou não.

Referências

  1. The New Atheism Discussion (John Lennox) (em inglês). Estrelando John Lennox. Publicado no YouTube por rfvidz em 16 de fevereiro de 2011. Visualizado em 21 de fevereiro de 2011. Duração: 1:21:35. Momento específico: 0:31:27-0:31:27.

Argumentos para o Teísmo