Fandom

Teonis Wiki

Argumento da moralidade contra a evolução biológica

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

       Um dos argumentos que são levantados contra a evolução são baseados na existência e reconhecimento de valores morais entre os seres humanos. Várias versões deste argumento já foram apresentadas e, atualmente, poucas são defendidas, já que as pesquisas científicas parecem estar sugerindo que a evolução é capaz de produzir noções de valores morais. Como consequência, pessoas como William Lane Craig passam a distinguir entre a questão de moralidade subjetiva e objetiva, segundo o qual a evolução possivelmente é capaz de explicar a primeira, mas não a segunda. Por outro lado, pessoas como Robin Collins ainda defendem que a evolução é incapaz de explicar todo o nosso conhecimento sobre moralidade, mesmo numa visão relativista.

O argumento Edit

Basicamente o argumento consiste em alegar que seja a noção de moral, seja as próprias ações de valor moral em si não podem ou não são satisfatoriamente explicadas pela teoria da evolução.

Moralidade esperada Edit

Uma das versões do argumento consiste em alegar que, se as noções de moralidade são o produto da evolução, então pela própria natureza de sobrevivência existente nela nós deveríamos estar acreditando em visões de moral diferente da que nós atualmente acreditamos.

Segundo esta versão do argumento, a natureza da evolução implica que nossas visões morais são baseadas não em algum sentido objetivo de moralidade, mas naquilo que foi evolucionariamente mais produtivo. Em outras palavras, se a moralidade veio por evolução, então esta deveria refletir a "filosofia" evolutiva de produzir aquilo que é evolutivamente melhor para a sobrevivência da espécie. Todavia, argumenta-se que esse não é o caso, pois algumas das visões morais que temos são justamente contrárias à idéia que deveríamos ter caso nossa moralidade tivesse vindo por evolução. Por exemplo, a maioria dos seres humanos concorda que mentir é algo moralmente ruim, enquanto que, em termos de sobrevivência, mentir é uma grande arma para garantir a vida de um indivíduo numa situação difícil. Assim, se a mentira é algo bom para a sobrevivência da espécie, então esperaríamos que a evolução tivesse "ensinado" aos seres humanos que esta se trata de algo bom (assim como supostamente aconteceu com o altruísmo), mas esse não é o caso. Outro exemplo apontado é o estupro: segundo uma visão evolucionista onde a idéia é perpetuar a espécie, o estupro (na prática, qualquer forma de relação sexual) é evolutivamente positiva e, portanto, a humanidade deveria ter herdado a noção de que o estupro, bem como qualquer outra forma de sexo (incluindo incestos), são coisas moralmente boas, justamente porque no contexto evolucionista elas proporcionam uma melhor perpetuação para a espécie (não à toa animais como leões e cachorros "estupram" suas fêmeas).

Uma resposta possível a esse argumento reside na diferença entre uma melhora biológica pura e uma melhora social. I.e. enquanto que o estupro, por exemplo, seja algo a ser definido como bom pela evolução do ponto de vista de reprodução, a evolução teria selecionando o dado de que socialmente estupro não é vantajoso e, portanto, passou a ser um ação moralmente ruim. O problema com esta objeção é que não existe, a princípio, nenhuma diferença entre a situação de estupro entre uma mulher e um cachorro fêmea: ambas visivelmente não desejam serem estupradas e eventualmente fogem de seus parceiros, só deixando acontecer no momento em que acabam se rendendo por insistência e/ou força. Em outras palavras, a idéia social pertinente à reprodução indesejada em seres humanos é idêntica à de animais como cachorros. A partir disso, verifica-se que não há um contexto social em seres humanos que diferencie estes dos animais, daí concluindo-se que, uma vez com as capacidades morais obtidas pela evolução, nós deveríamos estar aceitando o estupro como algo bom, e não ruim como de fatos aceitamos.

ReferênciasEdit

Template:Argumentos para Origem