Fandom

Teonis Wiki

Argumento da informação

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Um argumento da informação (ou de informação) é um argumento para a existência de Deus que visa estabelecer uma relação entre Designer e informação, normalmente asseverando que a presença de informação na natureza (variando, daí, o local onde esta é encontrada) requer um Designer da mesma. O argumento não só é usado para diretamente defender-se a existência de Deus, como para desprovar a teoria da evolução de Charles Darwin.

História Edit

A assertação de que há incompatibilidade entre a informação e a teoria da evolução darwiniana tem parte importante no moderno movimento do Design Inteligente, que vem estabelecendo este contra-argumento ao paradigma científico através da molécula do DNA, uma vez que esta é reconhecida em toda a literatura científica como um código.

Muito embora todo o Design Inteligente defenda esta posição, Perry Marshall é o indivíduo mais conhecido por defender o argumento do DNA de forma específica.

Formulações Edit

A estrutura básica de um argumento da/de informação é como se segue:

  1. Constata-se a existência de informação (seja genericamente, seja num local específico como o DNA).
  2. Apresenta-se as variáveis; design é uma delas.
  3. Demonstra-se que há alguns tipos de informações que não podem ter vindo de outra fonte que não por design, ou que tudo sugere ser esta a fonte da informação.
  4. Se é assim, conclui-se que existe algum designer.

Segue uma outra forma de se apresentar um argumento da informação:

  1. Para informação existir, é necessário que um Designer exista e antes do surgimento da informação, seja para ser seu criador direto ou indireto (através da fabricação daquilo que vai produzir informação).
  2. Há informação no Universo (ex.: DNA).
  3. Logo, há um Designer do Universo.

DNA segundo Marshall Edit

Ver artigo principal: Argumento do DNA

Perry Marshall é conhecido por defender uma forma do argumento da informação que baseia-se no DNA como um código de informação e a análise de que esta última não existe sem um indivíduo inteligente por trás.

  1. A sequência de pares de bases no DNA é um código.
  2. Todos os códigos que nós conhecemos a origem vêm de uma mente.
  3. Logo, o DNA veio de uma mente.[1]

Fonte externa ao DNA Edit

Ver artigo principal: Argumento da fonte de informação externa ao DNA

Outra formulação consiste em apontar que o DNA é incapaz de ser a única fonte de informação para o desenvolvimento e crescimento biológico de um ser vivo, requerendo uma segunda fonte de informação que simplesmente não existe na célula. Logo, mesmo que a evolução por seleção natural fosse capaz de criar a informação do DNA (o que o argumento de Perry nega), ainda assim uma fonte extra-evolução existe.[2]

Referências

  1. Marshall, Perry. The Atheist's Riddle: 30+ Skeptics Attempt To Solve It (em inglês). CosmicFingerprints.com. Página visitada em 1 de maio de 2010.
  2. Meyer, Stephen C.; Discovery Institute, Ilustra Media. Darwin's Dilemma 7 of 8 (documentário) (em inglês). Darwin's Dilemma. YouTube. Vídeo visualizado em 1 de maio de 2010.

Argumentos para o Teísmo

Template:Argumentos para Origem