FANDOM


O argumento da existência de entidades abstratas é um argumento para a existência de Deus baseado na existência de entidades abstratas. O filósofo e teólogo William Lane Craig expôs o argumento em seu debate com o filósofo ateu Michael Tooley da seguinte maneira:[1]

Em adição a objetos tangíveis como pessoas e cadeiras e montanhas e árvores, filósofos têm notado que também parece que existe objetos abstratos como números e conjuntos e proposições e propriedades. Esses tipos de coisas parecem possuir uma realidade conceitual tal como ideias. E todavia é óbvio que eles não são apenas ideias em alguma mente humana. Então qual é a fundamentação metafísica para tais entidades abstratas? O teísta possui uma resposta plausível para essa questão: eles são fundamentados na mente de Deus. Alvin Plantinga, um dos maiores filósofos da América, explica:

Parece plausível pensar de números como dependentes de ou mesmo constituídos por atividade intelectual. Mas há simplesmente muitos deles para surgirem como resultado da atividade intelectual humana. Nós deveríamos então pensar deles como ... os conceitos de uma mente ilimitada: a mente divina.[2]

No nível mais abstrato, então, o teísmo providencia uma fundamentação metafísica plausível para a existência de objetos abstratos. E essa é então a primeira razão porque eu acho que é plausível acreditar em Deus.

Referências

  1. Craig, William Lane (Novembro de 1994). A Classic Debate on the Existence of God - Dr. Craig's Opening Statement - God provides the best explanation for the existence of abstract entities. (em inglês). Leadership University. Página visitada em 16 de março de 2011.
  2. Alvin Plantinga, "Two Dozen (or So) Theistic Arguments," Paper presented at the 33rd Annual Philosophy Conference, Wheaton College, October 23-25, 1986.


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.