FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados
Saiba mais sobre Argumento da contingência:
Wikipedia-logo Wikipedia anglófona

O argumento [cosmológico] da contingência (AC), também conhecido como argumento cosmológico modal,[1] é um tipo de argumento cosmológico para existência de Deus que afirma ser a contingência do mundo ou do universo explicada por Ele. Um dos argumentos para a existência de Deus mais antigos[2] e o mais proeminente dos argumentos cosmológicos,[1] ele se distingue do argumento cosmológico Kalam por ser consistente com a possibilidade do universo ser eterno no passado.[1] Tendo sido apresentado em diferentes versões por Platão, Tomás de Aquino e Leibnitz,[1] o argumento pode ser resumido genericamente da seguinte maneira:[1]

  1. Tudo o que existe contingentemente possui uma razão para a sua existência.
  2. O universo existe contingentemente.
  3. Logo, o universo possui uma razão para a sua existência.
  4. Se o universo possui uma razão para a sua existência, então essa razão é Deus.
  5. Logo, Deus existe.

Exposição Edit

Um número considerável de formulações para o argumento já foram feitas, com a versão de Leibnitz tendo se destacado sobretudo nos tempos modernos.

Avaliação Edit

Uma série de críticas têm sido apresentadas ao argumento da contingência, a maior parte das quais voltadas para versões específicas do argumento. Quanto a críticas genéricas, duas se destacam: uma que questiona se o universo é, de fato, contingente,[1] e a outra nega que Deus seria, ao menos necessariamente, a explicação para o universo.[3]

Referências

  1. 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 Holt, Tim. The Argument from Contingency (em inglês). Philosophy of Religion. Página visitada em 22 de fevereiro de 2015.
  2. Craig, William Lane. O argumento da contingência (vídeo) (em inglês (legendado)). Existência de Deus. YouTube. Vídeo visualizado em 2 de maio de 2010.
  3. Cosmological argument (em inglês). Estrelando William Lane CraigQuentin Smith, et. al.. Publicado no YouTube por semperadlucem em 28 de maio de 2009. Visualizado em 22 de novembro de 2010.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.