Fandom

Teonis Wiki

Argumento da confusão

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O argumento da confusão (também argumento da confusão religiosa ou problema da diversidade religiosa[1]) é um argumento contra a existência de Deus que alega que se Deus ou outro ser sobrenatural tivesse a abilidade e o desejo de garantir que os seres humanos entendessem a verdade sobre questões perenes (tais quais a natureza de Deus, o propósito da vida, como alguém deve viver, o que constitui o certo e o errado, entre outros), então esperaríamos que este ser revelaria essas verdades de forma ampla e inequívoca. Todavia, a existência de confusão religiosa extensa demonstra a ausência de tal revelação. Consequentemente, o argumento conclui que a existência de tal ser revelador - incluindo Deus - é muito improvável.[2] Uma versão deste argumento que foca exclusivamente nas confusões de valores morais é comumente chamado de argumento da confusão ética.[1]

Este argumento é relacionado ao argumento da contrariedade, aparentemente formulado por David Hume,[1] também chamado de argumento das religiões conflitantes.

Referências

  1. 1.0 1.1 1.2 Augustine, Keith. Arguments from Confusion (em inglês). Infidels. Página visitada em 7 de janeiro de 2011.
  2. Augustine, Keith. Arguments from Confusion (em inglês). Infidels. Página visitada em 7 de janeiro de 2011. "According to the argument from religious confusion, or problem of religious diversity, if God or some other supernatural being had the ability and desire to ensure that human beings understood the truth about such perennial matters, we would expect that being to reveal those truths widely and unequivocally. However, the existence of far-reaching religious confusion betrays the absence of any such revelation. Consequently, the existence of any such revelatory being--including God--is highly unlikely."

Argumentos contra o Teísmo