Fandom

Teonis Wiki

Argumento da compreensibilidade do universo

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O argumento da compreensibilidade do universo (ou da inteligibilidade do universo) é um argumento para a existência de Deus que alega que o fato de podermos racionalmente entender o universo conta como evidência de que Deus existe. Entre os defensores atuais deste argumento encontram-se o matemático e filósofo da ciência John Lennox.[1] O argumento pode ser resumido da seguinte maneira:[fonte?]

Seja B a informação de fundo, E a existência de seres capazes de compreender o universo, T o teísmo e N o naturalismo.

  1. E é sabido ser verdadeiro (para com os seres humanos), i.e. Pr(E) é perto de 1.
  2. N não é intrinsecamente muito mais provável do que T, i.e. Pr(N | B) não é muito maior do que Pr(T | B).
  3. Pr(E | T) > Pr(E | N).
  4. Todas as demais evidências iguais, N é provavelmente falso, i.e. Pr(N | B & E) < 1/2.

Referências

  1. The New Atheism Discussion (John Lennox) (em inglês). Estrelando John Lennox. Publicado no YouTube por rfvidz em 16 de fevereiro de 2011. Visualizado em 21 de fevereiro de 2011. Duração: 1:21:35. Momento específico: 0:25:05-0:26:50.

Argumentos para o Teísmo