Fandom

Teonis Wiki

Argumento da banana

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O argumento da banana é tido como uma versão do argumento teleológico criada pelo apologista cristão popular Ray Confort e mais conhecido pela sua apresentação, numa forma séria e formal, no episódio "The Atheist Nightmare". Entre os que criticam o argumento incluem-se o biólogo ateu Richard Dawkins[1] e Matt Dillahunty.[2]

Avaliação Edit

Embora Confort tenha apresentado-o de forma séria no referido episódio, dando a real impressão de que considerava a banana uma evidência da existência de Deus (o que mais ele considerou ter sido um erro de sua parte[1]), o argumento da banana não é, na verdade, um pedaço sério de teologia natural, mas uma apresentação humorística da ideia de design que Confort apresenta em algumas de suas palestras.[1]

É válido salientar, também, que o argumento ficou popularizado à partir de uma parte cortada de todo o episódio que incluiu outras menções relevantes ao caso que Confort estava levantando em favor ao design.[3] Esse fato, todavia, não minimiza o erro cometido.

Referências

  1. 1.0 1.1 1.2 Richard Dawkins Mocks Banana Man (em inglês). Estrelando Ray Confort e Richard Dawkins. Publicado no YouTube por thewayofthemaster em 14 de janeiro de 2010. Visualizado em 4 de fevereiro de 2011. Duração: 4:17.
  2. Matt Dillahunty vs. Ray Comfort - The Banana Battle! (em inglês). Estrelando Ray Confort e Matt Dillahunty. Publicado no YouTube por CommonReason em 16 de abril de 2009. Visualizado em 4 de fevereiro de 2011. Duração: 3:26.
  3. Ray Comfort apologizes for banana illustration (em inglês). Estrelando Ray Confort. Publicado no YouTube por thewayofthemaster em 6 de abril de 2009. Visualizado em 4 de fevereiro de 2011. Duração: 4:43.