Fandom

Teonis Wiki

Argumento da ausência de evidências/Sandbox

< Argumento da ausência de evidências

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Observações Edit

Nota-se que toda a apologética deste tema é descartável quando se possui dois pontos.

Em primeiro lugar, a ausência de evidências da existência de algo até pode ser usada como base para não crer-se na existência deste algo se, pela própria natureza do objeto em questão, esperaríamos logicamente que ele manifestasse claras evidências de sua existência. Exemplificando, a ausência de evidências de que existe mais um planeta no Sistema Solar ainda por ser descoberto não justifica uma crença na inexistência deste planeta. Todavia, a ausência de evidências de que há uma segunda estrela no Sistema Solar justifica a falta de fé nela, uma vez que a presença de uma estrela emanaria fortíssimas evidências capazes de serem vistas a olho nu - o que não ocorre -, ainda mais na presença de toda a tecnologia existente atualmente.

Neste ponto, duas coisas devem ser observadas: (1) se Deus é um destes objetos cuja existência necessariamente pronunciaria evidências e (2) se há evidências da existência de Deus. Sobre o primeiro ponto, não há motivos pelos quais poderíamos esperar que Deus, no seu sentido básico (Causa da existência do Universo e de todas as coisas), seria uma entidade que necessariamente deixaria evidências (ainda mais se supormos que Ele utilizou-se da evolução para a criação das coisas vivas no Universo). Sendo um ser transcendente, também não devemos esperar que possua grandes evidências diretas de Sua existência. Já quando chegamos a um conceito de Deus mais evoluído, como no caso do Deus cristão, então podemos esperar que Ele viesse a manifestar evidências de Sua existência, já que, em tratando-se de uma entidade pessoal e com a característica de não ser apenas uma Causa, mas um Designer do Universo, podemos inferir que evidências destas duas marcas verão a estar presentes. Assim o caso do primeiro ponto está resolvido e entende-se que trata-se de um ponto questionável: se tratamos de um Deus na forma Deísta, então é incorreto supor que Ele precisa manifestar evidências de Sua existência; já se tratamos de um Deus na forma teísta (ex.: cristã), então é correto supor que trata-se de uma entidade que necessariamente deve manifestar evidências de Sua existência (no caso, a própria característica de Pessoa de Deus é inferida e defendida em relação à versão deísta com base em evidências desta característica, que são essencialmente os contatos de Deus com a humanidade).

Quando movemos ao segundo ponto, dependemos do que aceitamos como verdadeiro no primeiro. Em tratando-se da existência de um "Deus deísta", então não devemos nos preocupar com evidências de Sua existência. Todavia, concluímos que mesmo sendo esse o caso, há evidências de Sua existência, deduzidos dos argumentos cosmológicos e argumentos teleológicos. Já se um "Deus teísta" existe (e então reconhecemos que há a necessidade de haver evidências manifestas de Sua existência), a busca pelas evidências nos leva não só aos já mencionados argumentos para a existência de um "Deus deísta", mas como também para um "Deus teísta", como o argumento cosmológico Kalam, o argumento da moral, entre outros. Mais ainda, se tratamos da existência do Deus da Bíblia, então podemos concluir que há evidências de Sua existência bem como de Sua característica como Deus pessoal, registradas na própria Bíblia.

Em segundo lugar, o argumento ateísta pode acabar tornando-se válido se estiver acompanhado de evidências contra a ausência do objeto em questão (Deus). Em outras palavras, a crença na não-existência de Deus é justificável se não só for constatada a ausência de evidências para a existência de Deus, como também evidências contra a sua existência.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.