FANDOM

Mais sobre este artigo:

O argumento da aplicação significativa de conceitos descritivos (ou simplesmente argumento de Bradley) é um argumento contra a existência de Deus provavelmente criado pelo professor de filosofia Raymond D. Bradley.[1][2] Ele afirma que as duas proposições seguintes são contraditórias:[2]

  1. Deus é onipotente, onisciente, perfeitamente bom, justo, correto, misericordioso e amoroso.
  2. Deus vai torturar eternamente a maioria dos seres humanos no inferno pelo pecado da descrença, mesmo que muitos deles nem sequer ouviram o nome de Jesus.

com base numa tese quanto à "aplicação de conceitos descritivos". Com base nessa tese, o argumento se desenvolve:

  1. Para que um conceito descritivo possuir qualquer aplicação significativa, precisa haver circunstâncias possíveis nas quais ele não se aplica - circunstâncias possíveis, i.e., nas quais algum outro conceito logicamente oposto se aplica.
  2. Assim, se formos declarar o conceito de algum ser como sendo perfeitamente bom, então deve ser o caso que tal ser não age da forma como pessoas más agem. Em essência:
    1. Um ser perfeitamente bom nunca iria tortura alguém por um período qualquer, mesmo que breve.
    2. Um ser justo não puniria alguém eternamente por pecados cometidos durante uma vida curta, mas proporcionaria a punição com a ofensa.
    3. Um ser reto não puniria alguém eternamente por inevitável falta de crença.
    4. Um ser misericordioso não seria eternamente não perdoador para com aqueles que o ofenderam.
    5. Um ser amoroso não iria trazer à tona e perpetuar o sofrimento daqueles a quem ele ama.
  3. Seja H1 a tese de que Deus é onipotente, onisciente, perfeitamente bom, justo, correto, misericordioso e amoroso.
  4. Seja H2 a tese de que Deus vai torturar eternamente a maioria dos seres humanos no inferno pelo pecado da descrença, mesmo que muitos deles nem sequer ouviram o nome de Jesus.
  5. (1) em combinação com (2-1) a (2-5) engloba que o Deus Cristão não irá realizar H2.

Avaliação Edit

O argumento possui sérios erros, especificamente todas as premissas [relevantes] que o constituem são falsas.[2]

Referências

  1. Debate entre William Lane Craig (afirmativa) e Raymond Bradley (negativa): "The Problem of Hell". Disponível aqui.
  2. 2.0 2.1 2.2 Dr. William Lane Craig vs. Dr. Ray Bradley (em inglês). Estrelando Raymond D. Bradley e William Lane Craig. Publicado no YouTube por MrZazomy em 8 de fevereiro de 2011. Visualizado em 22 de fevereiro de 2011. Duração: 5:41.