Fandom

Teonis Wiki

Argumento cosmológico segundo Leibniz

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:
Placeholder other Referências e materiais

O argumento cosmológico segundo Leibniz (também chamado de argumento da existência[1]) é uma forma do argumento cosmológico criada pelo matemático alemão Leibniz.

O teólogo e filósofo William Lane Craig expõe o argumento da seguinte maneira:

  1. Tudo o que existe tem uma explicação da sua existência, seja ela na necessidade de sua própria natureza ou numa causa externa.
  2. Se o universo tem uma explicação da sua existência, essa explicação é Deus.
  3. O universo existe.
  4. Logo, o universo tem uma explicação da sua existência. (de 1, 3)
  5. Logo, a explicação da existência do universo é Deus. (de 2, 4)[2][3][4][5]

Avaliação Edit

Algumas crítica têm sido levantadas contra este argumento, sempre direcionadas às duas primeiras premissas (já que aparentemente ninguém nega que o universo existe além de Peter Atkins, o químico que afirma que nada existe[fonte?]).

Generalização Edit

Uma das críticas consiste na alegação de que não é auto-evidente, muito menos comprovado, que literalmente todas as coisas tem uma explicação da sua existência.

Explicação correta Edit

Filósofos como Quentin Smith alegam que não existe razão para supôr que a causa do universo (neste caso, a explicação) seja Deus, podendo ser outras coisas.[6]

Referências

  1. (9/14) William Lane Craig x Austin Dacey (em inglês). Estrelando William Lane Craig. Publicado no YouTube por elielzadoque em 6 de outubro de 2010. Visualizado em 31 de dezembro de 2010. Duração: 8:39.
  2. Craig, William Lane. Connection between the Moral and Cosmological Arguments (em inglês). ReasonableFaith.org. Página visitada em 29 de abril de 2010.
  3. Craig, William Lane. Leibniz's Cosmological Argument and the PSR (em inglês). ReasonableFaith.org. Página visitada em 29 de abril de 2010.
  4. Craig, William Lane. Argument from Contingency (em inglês). ReasonableFaith.org. Página visitada em 2 de maio de 2010.
  5. Leibnizian Cosmological Argument (1 of 2) (em inglês). Presente na lista de reprodução "Leibnizian Cosmological Argument" (link). Publicado no YouTube por drcraigvideos em 26 de agosto de 2010. Visualizado em 12 de novembro de 2010.
  6. Cosmological argument (em inglês). Estrelando William Lane CraigQuentin Smith, et. al.. Publicado no YouTube por semperadlucem em 28 de maio de 2009. Visualizado em 22 de novembro de 2010.