Fandom

Teonis Wiki

Argumento cosmológico segundo Goldstein

976pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share
Mais sobre este artigo:

O argumento cosmológico segundo Goldstein é um argumento cosmológico formulado pela filósofa Goldstein e tanto exposto quanto criticado em seu livro 36 Arguments for the Existence of God.[1]

  1. Everything that exists must have a cause.
  2. The universe must have a cause (from 1).
  3. Nothing can be the cause of itself.
  4. The universe cannot be the cause of itself (from 3).
  5. Something outside the universe must have caused the universe (from 2 and 4).
  6. God is the only thing that is outside of the universe.
  7. God caused the universe (from 5 and 6).
  8. God exists.[1]

Avaliação Edit

O problema deste argumento é que Goldstein, muito embora crítica dos argumentos por ela mencionados (ela é possivelmente atéia), o apresentou em seu livro como se fosse o argumento que os apologistas usam, quando este certamente não é o caso. Nenhum filósofo cristão jamais apresentou um argumento cosmológico que possuisse a premissa "tudo o que existe precisa ter uma causa".[2] O filósofo e teólogo William Lane Craig, que escreveu um artigo popular a respeito do livro de Goldstein, comentou que ela confundiu duas versões do argumento e os colocou em uma só (o argumento vertical e o horizontal).[2]

Dessa forma, o que se tem é que Goldstein criou seu próprio argumento cosmológico para depois refutá-lo, dando a falsa impressão de que teria refutado o argumento dos apologistas - quando este evidentemente não foi o caso.

Logo, a crítica de Goldstein falhou em apresentar alguma ameaça à fé cristã e à validade dos argumentos cosmológicos.

Referências

  1. 1.0 1.1 Goldstein, Rebecca. appendix: 36 arguments for the existence of god (em inglês). Página visitada em 14 de março de 2011.
  2. 2.0 2.1 Craig, William Lane. 36 Arguments for the Existence of God: Goldstein on the Cosmological Argument (em inglês) pp. 52-53. Christian Research Journal 34/01 (2010). Página visitada em 14 de março de 2011.