FANDOM


Mais sobre este artigo:
Filme logo1 Vídeos selecionados

O argumento cosmológico do evento físico é uma forma de argumento cosmológico que pode ser esquematizado da seguinte forma:

  1. Todo evento físico tem uma causa.
  2. Logo o primeiro evento físico tem uma causa.
  3. Logo existe uma causa não-física do primeiro evento físico (que é Deus).

Avaliação Edit

Apresentado na sua maneira inicial, o argumento parece pressupôr o que poderia ter sido apresentado como premissa e, neste caso, seria a premissa crucial: de que houve, de fato, um primeiro evento físico. Em outras palavras, o argumento poderia ser reescrito numa forma mais completa como segue:

  1. Todo evento físico tem uma causa.
  2. Houve um primeiro evento físico.
  3. Logo o primeiro evento físico tem uma causa.
  4. Se o primeiro evento físico tem uma causa, essa causa não pode ser ela mesma uma causa física.
  5. Logo existe uma causa não-física do primeiro evento físico (que é Deus).

Mesmo quando reorganizado, este argumento ainda possui alguns problemas. Primeiramente, o uso do verbo "ter" no presente contracena com o apelo a um primeiro evento físico: falando-se em "primeiro", dá-se a entender que se fala de um evento que ocorreu no passado e, neste caso, seria apropriado falar que tal teve uma causa. Se, todavia, substituí-mos "tem" por "teve", então a conclusão de que existe (i.e. agora mesmo) uma causa do primeiro evento não mais procederia. Por outro lado, o argumento também não deixa claro do porquê tratar "causa" com evento ao defender que, em tratando-se de um primeiro evento físico, sua causa não poderia ser igualmente física (premissa 4).

Referências


Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.